Sex, 20 de fevereiro de 2015, 11:37

Comunidade participa do último treino do projeto Vencer Saúde
Dois grupos foram unidos para fazer atividades recreativas
Na última quinta-feira, 27, na Sala de Dança do Departamento de Educação Física, aconteceu o último treino do projeto Vencer Saúde, que tem o objetivo de ajudar a comunidade acadêmica a emagrecer de forma saudável, seguindo uma dieta individual e uma série de exercícios físicos semanais. Há duas turmas: a do intermitente, que propõe exercícios com pequenos intervalos, e a do contínuo, que os traz de maneira ininterrupta. Os dois grupos foram unidos para realizar atividades recreativas, como corrida com balão, corrida no saco, corrida da maçã na colher e danças. Os alunos puderam levar frutas e água de coco.
Já no sábado, 29, foi realizado o mutirão de reavaliação. Os alunos de ambas as turmas fizeram atividades que avaliavam seu desempenho desde o início treinos e receberam certificados de participação.
Muitos alunos já sentem os benefícios do Vencer. Antônio Américo Cardoso Jr. é um deles. Segundo ele, as pessoas já notam seu emagrecimento e sua vida melhorou muito. “Tenho mais disposição, mais energia, mais tranquilidade, mais alegria, menos stress e menos tristeza”.
A professora do Departamento de Nutrição e coordenadora do projeto, Raquel Simões, afirma que o Vencer Saúde superou todas as expectativas: “Foi além do que a gente esperava, pois tivemos uma grande adesão dos estudantes. Não só pelos treinos, mas por inserir novos padrões alimentares e seguir o que estava prescrito. Há também a melhoria na qualidade de vida deles, na autoestima, e em seus relacionamentos”, afirmou.
Bárbara Chagas, mestranda e uma das nutricionistas do Vencer, diz que o projeto excedeu as barreiras acadêmicas e trouxe muitas outras coisas positivas. “Quando assumimos a responsabilidade do projeto, ficamos pensando em agregar às pessoas a importância da perda de peso e o que isso representaria pra nós fora daqui. O projeto trouxe, no meu caso, uma autoafirmação. Inserir hábitos alimentares mais saudáveis na vida das pessoas e motivá-las na perda de peso é uma satisfação pessoal e profissional”.
Nos próximos dois meses, os adeptos do Vencer Saúde continuarão com as dietas e treinos por conta própria, sem acompanhamento da equipe de nutricionistas e instrutores. Essa é a segunda parte do estudo. No dia 7 de fevereiro de 2015 haverá o mutirão de reavaliação final, que trará os resultados definitivos do desempenho nutricional dos alunos.

Atualizado em: Sex, 20 de fevereiro de 2015, 11:53