Qui, 19 de fevereiro de 2015, 19:21

Projeto de Extensão alia acompanhamento nutricional e treinamento físico
Pesquisas revelam que a obesidade cresce a cada dia em todo o mundo, e que grande parte desse aumento resulta de uma vida sedentária e do consumo descontrolado de comida. Mas, o pior problema do excesso de peso e de gordura são as doenças atreladas, como os problemas do coração, hipertensão, trombose, asma, colesterol alto, depressão, dentre tantas outras.
Perder peso e, principalmente, de forma saudável é o objetivo das quase cem pessoas que se reúnem duas vezes por semana na Universidade Federal de Sergipe para uma série de atividades físicas e avaliação nutricional. Eles fazem parte do projeto Vencer Saúde UFS, criado pelos professores Raquel Simões, do Departamento de Nutrição e Marzo Grigolleto, de Educação Física.
Tendo em vista a obesidade como uma realidade, também, dentro do meio acadêmico, os professores buscaram uma forma de tentar combatê-la. O projeto faz parte da pesquisa do mestrado dos discentes Bárbara Chagas, Carol Machado e Elenilton Souza, do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, e conta com o apoio não só de graduandos em nutrição e educação física, como de medicina, enfermagem, fisioterapia, secretariado executivo e jornalismo.
O Vencer Saúde é direcionado para toda a comunidade acadêmica, alunos, professores, técnicos. Segundo Raquel, surgiu como uma proposta de se fazer uma atividade integrada de alimentação saudável associada à prática de atividade física, tendo como foco a melhoria da qualidade de vida. O projeto avalia duas estratégias nutricionais diferentes e a eficiência de dois tipos de treinamento físico.
Passo-a-passo
O trabalho começou com a avaliação nutricional de cada participante, seguido por um planejamento alimentar . "No momento, estamos acompanhando o que está acontecendo ao longo desse tempo e, no final, iremos reavaliá-los", explica Raquel Simões.
Em paralelo, foi feita uma análise do status inicial de aptidão física dos participantes. A partir daí, as atividades físicas foram planejadas pela equipe de professores e estão sendo realizadas e acompanhadas pelos monitores.
Há dois grupos diferentes que se exercitam, basicamente, de duas formas. “De forma contínua (aeróbio), que é uma estratégia já bem conhecida na literatura científica da perda de peso; e a outra, que é uma estratégia mais moderna, chamada de intermitente, que contém elementos do treinamento funcional", acrescenta Grigolleto.
Muitas pessoas buscam emagrecimento sem um acompanhamento nutricional ou de atividade física, e depois acabam engordando novamente, o que pode ser um risco para a saúde. No Vencer, os participantes contam com acompanhamento durante três meses e depois são orientados a manter a prática. "A pessoa que perde peso de forma muito radical, de uma hora pra outra, e sem acompanhamento, apenas segue a dieta e isso não se torna um hábito. Nosso alvo é não somente a perda de peso, mas, principalmente, a manutenção", diz a mestranda em nutrição Bárbara Chagas.
Alan Lemos é professor do departamento de Engenharia Agronômica da UFS e participa do Vencer Saúde. Segundo ele, o fato de o acompanhamento nutricional e a atividade física serem articulados, foi o que o motivou a fazer parte do projeto. "O Vencer é mais que uma perda de peso, é saúde. Hoje tenho uma condição de vida muito melhor,uma maior autoestima, e tenho notado isso nos colegas também".
Aprendizagem
O projeto também é espaço para formação de alunos de várias áreas. Vinicius Santos, estudante de Medicina, e Jadson Souza, de Educação Física, monitoram a frequência cardíaca de treino dos voluntários de uma das turmas, o que possibilita saber o índice ideal de perdas calóricas de cada aluno.
As monitoras de enfermagem aferem a pressão arterial, para se certificarem de que tudo está sob controle. Alisson Dantas e Ana Catarina, monitores de Nutrição, trabalham na análise de peso e medidas dos participantes. "O fato de ser um projeto interdisciplinar, trabalhar com pessoas de outras áreas, está sendo pra nós uma novidade e uma maior aprendizagem", afirmam.
Acesse a fanpage do Projeto Vencer SAÚDE UFS para saber mais, ou escreva para vencersaudeufs@gmail.com

Atualizado em: Sex, 20 de fevereiro de 2015, 12:13